Como se caracteriza o atendimento psicológico oferecido pelo Consultório de Psicologia RN?

Trata-se de um processo terapêutico normal, em que o paciente será atendido em sessões online, mediado por vídeo sessão, chat online, e-mail, whatsApp ou telefone e celular. Caso se julgue necessário, o cliente será orientado a buscar psicoterapia presencial com um profissional especializado.

Qual a frequência e duração de cada consulta?

As consultas clínicas duram cerca de 50 minutos. A frequência das consultas é sempre acordada entre psicólogo e paciente. No entanto, sendo um processo gradual que promove a reflexão contínua sobre a pessoa, a frequência semanal é a mais adequada.

Quais são os requisitos básicos para que seja possível estabelecer um atendimento psicológico online satisfatório?

É necessário um computador ou dispositivo com acesso à Internet e a mídia de acesso ideal para um atendimento satisfatório.

A psicoterapia serve apenas para tratar perturbações psíquicas?

Não. As consultas de psicologia e a psicoterapia não estão apenas direcionadas para pessoas com algum tipo de perturbação psicológica. Muitas pessoas procuram  um Psicólogo para obterem um melhor autoconhecimento, para aprenderem a lidar melhor com diversas situações da vida e do cotidiano, para superarem os seus problemas, entre muitos outros motivos.

Os tratamentos psicológicos são eficazes?

Sim. Já existem inúmeros estudos científicos que comprovam a enorme eficácia dos tratamentos psicológicos e da psicoterapia no tratamento de problemas psicológicos, emocionais e de comportamento.

Psicoterapia é o mesmo que orientação psicológica?

Não. São dois tipos diferentes de tratamentos. Orientação Psicológica: promove uma redução ou desaparecimento nos sintomas do paciente. Este tipo de consulta promove alterações menos profundas na personalidade que a psicoterapia, pois é um tratamento mais curto (menos sessões). Psicoterapia: para além da redução e desaparecimento dos sintomas do paciente, promove, sobretudo, mudanças profundas na personalidade, tem uma duração maior (maior número de sessões) e trata de problemas mais graves.

Qual a diferença entre o profissional da Psicologia e o da Psiquiatra?

Psiquiatras: São médicos especializados na área de psiquiatria e são habilitados a prescrever medicamentos. Fazem atendimento, diagnóstico e tratamento de doenças mentais. Alguns Psiquiatras são também terapeutas.

Psicólogos: São profissionais de saúde que atuam na área emocional e mental dos ser. Fazem diagnósticos, avaliação e testes, planejamento do tratamento e conduta. Utilizam técnicas para reduzir o sofrimento, problemas comportamentais e psicológicos, promovendo a boa saúde mental dos indivíduo e grupos.

Quais os sinais de que uma criança precisa fazer terapia?

Normalmente este chamado vem da escola ou dos próprios pais. Ao perceber que a criança não está feliz, apresenta alguma dificuldade em seu desenvolvimento ou ao se relacionar com as pessoas ou com o mundo, um psicólogo deve ser procurado.

É caro fazer terapia?

Quando se trata de nossa saúde fica difícil discutir valores materiais. Entretanto, o preço pode variar de profissional para profissional. É importante que o cliente, ao contratar os serviços de um psicólogo, logo na primeira entrevista, negocie o valor. Todavia, se você entende que o profissional que está lhe atendendo pode lhe ajudar busque junto ao psicólogo um acordo que posso beneficiar a ambos. Lembre-se de que a sua saúde emocional é o mais importante.

Eu posso falar tudo para o meu psicoterapeuta?

Sem problemas. Na verdade, é muito importante que não se esconda nada de seu psicólogo. Você pode ficar tranquilo e à vontade em seu atendimento. Você não será incompreendido ou recriminado por seus pensamentos e comportamentos. Dessa forma, todos os assuntos que você julgue importante para você são permitidos tratar em sua terapia. O que se tem observado na prática é que naturalmente é preciso um tempo para a construção de um vínculo entre psicólogo e paciente para que questões mais íntimas sejam expostas.

O atendimento é sigiloso?

Todas as informações trocadas na orientação psicológica são de responsabilidade do psicólogo que deve manter o sigilo das informações e seguir o Código de Ética do Psicólogo vigente no Brasil. O site Consultório de Psicologia RN mantém redobrados esforços para manter em segurança e sigilo todas as informações provenientes de um atendimento online, inclusive, dados pessoais do pacientes/clientes.

Preço e forma de pagamento?

Nosso sistema de pagamento utiliza a tecnologia PagSeguro Uol. Os valores referentes às consultas serão informados na área exclusiva para clientes cadastrados. O cadastro é simples e gratuito.

OBSERVAÇÃO: A consulta só será, de fato, agendada, quando for confirmado o pagamento.

———————————————————————————————————-