A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL NA VIDA DE JOVENS E ADULTOS PARA A ESTRUTURAÇÃO DE UMA CARREIRA

Quando criança costumeiramente ouvimos nos perguntar o que desejamos ser quando crescer. De fato, essa não é uma pergunta à toa, faz sentido. Mas o tempo passa muito rápido, não é mesmo? E cá estamos nós a decidir qual a profissão escolher ou mesmo se estamos no caminho certo em relação ao que escolhemos. São dúvidas de todas as naturezas, afinal, é a nossa carreira profissional que está em jogo.

Mas fique tranquilo que para essas suas muitas dúvidas existe o processo de Orientação Profissional. E é sobre isso que iremos falar nesse breve artigo.

O QUE É ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL / VOCACIONAL?

A Orientação Profissional é feita por profissionais capacitados para orientar as pessoas acerca de qual profissão escolher. No geral, esse profissional é um psicólogo apto a conduzir um estudante de ensino médio no processo de escolha, de forma madura, a uma graduação, ou curso superior. Por outro lado, a Orientação Profissional também é útil para ajudar pessoas mais adultas que por ventura não estejam satisfeitas com a carreira que escolheram e desejam investir em uma nova profissão, ou ainda, orientar pessoas que mesmo satisfeitas, desejam crescer na carreira.

A Orientação Profissional é um processo que visa considerar os verdadeiros interesses e aptidões do orientando, esclarecendo, dessa forma, as questões primordiais que envolvem a escolha profissional.

Não se trata de algo incomum as pessoas apresentarem dúvidas e muitos questionamentos quando se é para escolher uma profissão. Essa confusão é normal e se justifica perfeitamente pelo fato de que em nossos dias há uma abrangência considerável de profissões para se optar.

E mais, profissões que outrora não eram valorizadas, hoje ganharam espaço, sem contar com as novas opções profissionais que estão surgindo neste século.

Assim, considerando essa gama de oportunidades e, ao mesmo tempo, essa multiplicidade de profissões, as questões na hora de uma firme decisão, por vezes, geram grandes confusões para se escolher a profissão certa. Nesse contexto, percebe-se que questões pertinentes partem das seguintes dúvidas:

Qual profissão devo escolher?

Devo seguir minha intuição ou o conselho e desejo de meus pais?

É melhor trabalhar naquilo que gosto ou ganhar dinheiro?

Será que meus pais ficarão satisfeitos comigo (com a minha escolha profissional)?

Devo cursar o que meus amigos estão cursando?

Devo seguir a mesma carreira que meus pais?

Considerando essa grande demanda de jovens e adultos quanto à escolha profissional, o processo de Orientação Profissional é o mais aconselhado, porque dispõe de técnicas e instrumentos apropriados que podem proporcionar uma reflexão mais madura, de modo a promover o autoconhecimento e uma decisão mais acertada na hora de escolher ou mudar de profissão.

Psicólogo Rivaldo Neri – CRP 01/19675

Orientação Profissional – Parte 01
Rivaldo Neri
Rivaldo Neri

Rivaldo Neri - Professor e Psicólogo Cognitivo Comportamental

WhatsApp chat